JM Services - шаблон joomla Создание сайтов

O Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social nascida no seio da Paróquia São Pedro de Sanfins de Ferreira, Concelho de Paços de Ferreira, que presta serviços não só a utentes da Freguesia como de Freguesias limítrofes.

O Centro Social fica situado ao lado da Igreja Matriz. As suas instalações e equipamentos são excelentes e cumprem as normas exigidas pela Segurança Social, pela Delegação da Saúde, pelo Serviço Nacional de Proteção Civil do Porto e pela Câmara Municipal, possuindo várias viaturas para transporte de idosos e para o Serviço de Apoio Domiciliário, de forma a prestar um bom serviço aos seus utentes.

A missão do Centro Social, bem como da equipa de trabalho que o constitui, é apoiar e garantir os direitos dos utentes, através das suas respostas sociais e serviços, de forma integral e personalizada, tendo como pilar primordial trabalhar em parceria para o bem-estar e qualidade de vida das famílias da comunidade envolvente, especialmente as mais desfavorecidas.

É de louvar o empenho e dedicação dos fundadores deste Centro, cujo lema foi sempre: “nunca desistir”.

Os obstáculos encontrados para levar avante a construção desta Instituição foram muitos, mas foram esses mesmos obstáculos que tornaram este grupo de pessoas mais forte e coeso e para que o Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira fosse inaugurado a 28 de Outubro de 2007.

O Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira surge com o objetivo de promover a solidariedade e a melhoria das condições de vida, das pessoas e das famílias, através da disponibilização de recursos e pessoas qualificadas para prestarem um bom serviço.

Assim, em Fevereiro de 2008, iniciou-se o serviço da Creche, acolhendo 35 crianças dos 4 aos 36 meses de idade.

Em Junho, do mesmo ano, arrancou o Serviço de Apoio Domiciliário colocando ao dispor da comunidade os serviços de Refeições, Tratamento de Roupa, Higiene Pessoal e Higiene Habitacional.

Em Outubro de 2008, O Centro Social abriu o Centro de Dia e Centro de Convívio. Este, tendo como objectivos contribuir para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências. Durante o dia, o mesmo proporciona a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio - culturais às pessoas afetadas por diferentes graus de dependência.

É de Louvar o trabalho desenvolvido pela primeira Direção e Conselho Fiscal desta Instituição que funcionou até ao mês de Outubro de 2009, constituída pelos seguintes elementos:

Direção:

Presidente – Pe. Mário Ferreira Barbosa
Vice-presidente – José da Silva Moreira

Tesoureiro – António Ferreira Reguenga
Secretário – Alcino Gonçalves Alves
Vogal – Paulo Agostinho Mendes Peixoto

Vogal – Manuel Fernando Ribeiro Carvalho

Conselho Fiscal:

Presidente – Maria Teresa Meireles Moreira

Vogal -- Alexandra Brito Carvalho

Vogal --Adelino Brandão dos Santos

Em Novembro de 2009 foi nomeado para Presidente da Instituição 
o novo Pároco da Freguesia de Sanfins de Ferreira, Reverendo Pe. José Avelino Torres Moreira. Este é uma pessoa dinâmica e atenta ao que se passa na Paróquia, procurando levar a bom termo o seu “rebanho”, tendo mantido os restantes membros da Direção e do Conselho Fiscal.

A 29 de Maio de 2012, faleceu o Vice-Presidente, José da Silva Moreira (um dos fundadores da Instituição).

 Deste modo, em Junho deste ano foram eleitos os novos membros dos corpos gerentes do Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira.

Direção:

 

Presidente – Pe. José Avelino Torres Moreira
Vice-presidente – Maria Teresa Meireles Moreira

Tesoureiro – António Ferreira Reguenga
Secretário – Alcino Gonçalves Alves
Vogal – Paulo Agostinho Mendes Peixoto

Conselho Fiscal:

Presidente -- Adelino Brandão dos Santos

Vogal -- Alexandra Brito Carvalho

Vogal --Manuel Fernando Ribeiro Carvalho

O Centro Social, mantem acordos de cooperação com a Segurança Social e presta serviço a cerca de 100 utentes divididos pelas mais diversas respostas sociais do Centro Social.

RESPOSTA SOCIAL

N.º UTENTES

Creche

35 Crianças

Centro de Dia

15 Crianças

Centro de Convívio

25 Utentes

Apoio Domiciliário

10 Utentes

O Centro Social é uma porta aberta, um sentimento de bem-estar, cujo objetivo é oferecer um dia-a-dia harmonioso, saudável, respeitando e tendo sempre em consideração as necessidades das pessoas e uma constante comunicação com as famílias.

Mudam-se os tempos, surgem novos problemas e novos desafios. Daí a necessidade de novos intervenientes. Tendo como base esse pensamento, o Reverendo Padre José Avelino Torres Moreira, no dia 4 de março de 2014 alterou a direção do Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira. Tomaram posse novos elementos para os órgãos sociais desta instituição.

Direção:

Presidente: Pe. José Avelino Torres Moreira

Vice-presidente: Maria Teresa Meireles Moreira
Secretário: Carla Gabriela Matos de Sousa
Tesoureiro: António Ferreira Reguenga
Vogal: Adelino Ribeiro Machado

Conselho Fiscal:

Presidente: Ricardo Pedrosa de Brito
Vogal: Joaquim Augusto Ferreira Sousa Ribeiro Abreu
Vogal: José Neto Ferreira

A 25 de julho de 2014 o Reverendo Padre José Avelino Torres Moreira é enviado em missão de trabalho pastoral, durante um ano, para os Missionários Combonianos do Coração de Jesus de Moçambique deixando, portanto de ser presidente do Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira e respetivamente pároco da paróquia de São Pedro de Sanfins de Ferreira no dia 14 de setembro de 2014. No mesmo dia é nomeado pároco da paróquia de São Pedro de Sanfins de Ferreira o Reverendo Padre Tiago Nuno de Castro Santos sendo também nomeado presidente da  instituição.

Deste modo, em setembro de 2014 a constituição dos corpos gerentes do Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira passou a ser a seguinte:

Direção:

Presidente: Pe. Tiago Nuno de Castro Santos

Vice-presidente: Maria Teresa Meireles Moreira
Secretário: Carla Gabriela Matos de Sousa
Tesoureiro: António Ferreira Reguenga
Vogal: Adelino Ribeiro Machado

Conselho Fiscal:
Presidente: Ricardo Pedrosa de Brito
Vogal: Joaquim Augusto Ferreira Sousa Ribeiro Abreu
Vogal: José Neto Ferreira

O Reverendo Padre Tiago Nuno de Castro Santos, no dia 8 de abril de 2016 alterou a direção do Centro Social e Paroquial de Sanfins de Ferreira. Tomaram posse novos elementos para os órgãos sociais desta instituição.

Direção:

Presidente: Pe. Tiago Nuno de Castro Santos

Vice-presidente: Adelino Ribeiro Machado
Tesoureira: Carla Gabriela Matos de Sousa
Secretário: José Fernando Gonçalves de Matos
Vogal: Ricardo Pedrosa de Brito

Conselho Fiscal:
Presidente: Joaquim Augusto Ferreira de Sousa Ribeiro de Abreu
Secretária: Mara Lisa Ferreira Gonçalves
Vogal: José Neto Ferreira